O que é inbound e outbound marketing?

O que é inbound e outbound marketing?

Afinal, O que é inbound e outbound marketing? Marketing de conteúdo e/ou atração?

Para Daniel Oliveira (Sócio) da Agência de Publicidade online “Guia-se Negócios pela Internet” na Unidade de Vinhedo e Valinhos/SP, define o Inbound Marketing como uma maneira de pensar diferente quando se fala em publicidade on-line onde uma determinada empresa se promove estrategicamente online de forma ordenada, sequencial e cronológica interagindo-se com o público-alvo gerando informação por intermédio de conteúdo mediante utilização de blogs de notícias, podcasts, vídeos, eBooks, newsletters, whitepapers, SEO, SEM, SMO entre outras formas inusitadas de marketing de conteúdo.

Três (3) fatores preponderantes de Estratégias e Marketing de Conteúdo Inbound Marketng ou melhor Marketing de Conteúdo Digital:

  • Criatividade;
  • Inovação;
  • Sofisticação.

Inbound-marketing-analytics-ebookNão irei explicar aqui esses três fatores pois estamos careca de saber que cada um desses tópicos citados se auto-define e pronto, correto?. Então, para não desperdiçarmos tempo podemos afirmar que Estratégias e Marketing de Conteúdo Inbound deve proporcionar encantamento nos seguidores da sua marca e impacto inovador rompendo barreiras e quebrando paradigmas de modo atrativo através da criatividade, inovação e sofisticação deixando de lado conceitos antigos de marketing cuja finalidade seja trazer (proporcionar) uma nova visão de trabalho alinhada aos objetivos principais, baseando em conquistar o interesse público e fazer com que seus potenciais clientes, fornecedores e colaboradores estejam encantados com a sua marca/ modelo de negócio e gestão organizacional.

O que é inbound e outbound marketing?

O antigo marketing, conhecido como Outbound marketing, é uma tática que conhecemos há muito tempo que ainda busca disponibilizar seus produtos ou serviços para o público geral enquanto o Inbound Marketing e/ou Marketing de Conteúdo faz exatamente o contrário, seu objetivo é atrair os potenciais clientes até a empresa e fazer que eles encontrem sua empresa ou você facilmente para se comunicar e interagir com eles e entender suas quans as necessidades de consumo, enfim ajudá-los e encantá-los.

O Inbound Marketing também visa atrair e conquistar o público alvo desejado e através de leads qualificados, quero dizer, pessoas que tenham verdadeiro interesse nos produtos e serviços que sua empresa oferece. Neste caso o Inbound Marketing realiza ações para o público em geral, como o velho marketing fazia anteriormente, agora o foco e esforços para atrair as pessoas certas ou melhor, é uma forma de refinar (peneirar) os clientes potenciais.

Então, O que é inbound e outbound marketing? E como funciona o inbound marketing ou melhor, Marketing de conteúdo na prática?

O Inbound marketing tem por finalidade seus próprios pilares como o novo marketing de conteúdo, concentrando-se na criatividade, inovação e sofisticação inclusive compartilhamento de conteúdo de qualidade para atrair as pessoas certas para dentro da sua página web e/ou empresa.

Mas para isso acontecer, é preciso alinhar a semântica de conteúdo atrativo com os interesses desejados pelo seu público-alvo, assim você atrai tráfego de entrada de visitantes cuja finalidade seja converter em leads, ou seja fechar negócios e conquistar fidelização entre o potencial cliente e sua marca.

Entre outras palavras, considere o Inbound Marketing a melhor maneira de transformar os indecisos (duvidosos) em clientes finais e promover um determinado negócio seja produto ou serviços. Pois, a sua metodologia de Inbound Marketing deve ser adaptada a situação atual de mercado envolvendo a oferta, procura, demanda e consumo aos atuais hábitos de compra pelos consumidores.

E como funciona a tal metodologia de Inbound marketing?

Os interessados se dedicam exclusivamente a transformar seus verdadeiros prospects de curiosos para clientes pagantes e consumidores finais com estilo bastante diferenciado de acordo com cada público desde recém-nascido, criança, adolescente, jovens, adultos e/ou idosos mediante um follow-up cuidadoso, minucioso e intenso através de estratégias de Inbound Marketing de modo personalizado.

Fica então a dica da Guia-se Negócios pela Internet: (Daniel Oliveira): O uso de brochuras no marketing. É ou não é uma lógica de Inbound Marketing? Sem falar uma parte onde uma determinada ideia sem planejamento é simplesmente ideia e nada mais. Então, entregar brochuras somente a quem solicitar (por serem um pouco mais caras de se produzir, não é nada interessante sair entregando e divulgando para qualquer um) Deve despertar de fato os  interesses, criar/ desenvolver algo atrativo e encantador (neste caso um anúncio publicitário online em função de impacto e alcance) desde que entregue somente uma parte deste conteúdo atraia potencial breve contato.

Considere que não seja a mesma lógica de deixar a promoção um “gostinho de quero mais”, oferecer um eBook ou coletar nome de contato, telefone, email, página web…

Não creio que seja equivocado tratar o Inbound Marketing como “Novo Marketing”. Quero dizer, a lógica por trás deste conceito especialmente por trás no “Marketing de Permissão”, que existe anteriormente ao mundo online e digital. Hoje a internet simplesmente facilitou e aproximou a utilização da tecnologia e o indivíduo. E talvez isso tenha ocorrido porque vemos na atualidade na internet uma mistura de uso, consumo e entretenimento de trabalhos, pessoas, negócios em uma coisa base de dados. Ninguém deseja ser interrompido por anúncios quando está numa roda de amigos especialmente quando se envolve negócios.

Neste caso o Google (buscador) trouxe à inovação somada a oportunidade de se entregar conteúdos melhores para as pessoas certas, algo que era muito mais trabalhoso (mas utilizado muito antes por empresas). Dentro desse modelo de negócio e contexto, o Inbound Marketing ou Marketing de Permissão e Marketing de Conteúdo ganharam forças, mas isso não significa que seja algo realmente inovador (como se o Outbound fosse velho/ antigo e já  ultrapassado, o que não é verdade. A disciplina de construir um site tem foco principal no tema de conversões online que utilizam-se de pop-ups entre outros elementos atrativos, promocionais de outbound com resultados muito além das expectativas).

Finalizando nossoo assunto considerando: O que é inbound e outbound marketing? Tornando mensagens fortes e mais eficientes em muitos aspectos, o Outbound Marketing ainda mantém a pose de elegante e tem grande contribuição para o marketing digital de uma determinada empresa falando-se de inbound e outbound marketing. Destes conceitos aqui apresentados no texto como significados de Inbound Marketing o “Marketing de Permissão” que já foi citado aqui ele seja o melhor argumento de recepção no meu ponto de vista.

É essa ideia mesmo de tratar ou dizer para as pessoas o seguinte:

Olá, meu nome Daniel Oliveira da empresa Guia-se Negócios pela Internet, e este aqui é o meu conteúdo relevante que pode lhe ajudar e nos dê uma chance de mostrar nossas mensagens de marca?

inbound_marketing_lead

Solicitar proposta

O que é inbound e outbound marketing?

Anúncios

Posts Recentes

  1. *** GESTÃO ORGANIZACIONAL FINANCEIRA E COMERCIAL *** Deixe uma resposta
  2. Assista a “ORGANIZE CATEGORIAS DE ENTRADAS E SAÍDAS FINANCEIRA” no YouTube Deixe uma resposta
  3. Deixe uma resposta
  4. Dirija no UBER. Deixe uma resposta
  5. Assista a “AUTOMATIZE SUAS VENDAS E TODA SUA GESTÃO FINANCEIRA” no YouTube Deixe uma resposta
  6. Assista a “Serviços de Transportes de Passageiros UBER Vinhedo, Valinhos, Campinas SP e Região (19) 9.9885-9040” no YouTube Deixe uma resposta
  7. Loja virtual (ecommerce) personalizada Deixe uma resposta
  8. Agência de Publicidade e Marketing Deixe uma resposta
  9. Análise de Concorrência Inteligente. Deixe uma resposta
  10. ERP voltado para micro pequena empresa Deixe uma resposta
  11. Google Mostra Rio de Janeiro ao Mundo Deixe uma resposta